Culinária Peruana - Chicha Morada

Receita culinária de origem nativa dos Andes Peruano, a Chicha Morada é um refresco feito do maíz morado típico milho roxo, é um oxidante rico em nutrientes.

Culinária Peruana - Chicha Morada
Culinária Peruana - Chicha Morada
Culinária Peruana - Chicha Morada
Culinária Peruana - Chicha Morada
Culinária Peruana - Chicha Morada

A chicha morada, feito do maíz morado (milho de cor roxa) é um refresco típico do Peru, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado a gosto. É servido sempre frio ou gelado. Deliciosamente refrescante.

 

Nativo dos Andes peruanos, único no mundo por possuir os grãos roxos antocianinas, poderoso antioxidante que regenera tecido, promove o fluxo sanguíneo e reduz o colesterol, além de promover a formação de colágeno; retardar o envelhecimento e previnir problemas cardíacos, hipertensão e o câncer de cólon.
Não é fácil achar o maíz morado no Brasil, mas na feira da Praça Kantuta, a feira boliviana que acontece aos domingos no bairro do Pari em São Paulo (um super passeio), às vezes tem este milho debulhado em saquinhos.

 

Chicha morada

 

INGREDIENTES

1 kg de milho roxo (maiz morado)
cascas de um abacaxi maduro e/ou de 2 maçãs verdes
5 cravos
2 paus de canela
4 litros de água
suco de 3 a 4 limões
1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Colocar em uma panela grande e funda a água, o milho, as cascas de abacaxi e/ou as cascas das maçãs, os cravos e os paus de canela. Deixar ferver de 45 minutos a uma hora. Quando os grãos de milho começarem a abrir, retirar do fogo e deixar esfriar. Depois de frio coar o líquido e adicionar o açúcar e o suco de limão. Eu gosto pouco doce e bem azedo, então usei apenas uma xícara (chá) de açúcar mascavo e suco de 4 limões, mas fica ao gosto de cada um! Servir frio ou gelado.